segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Designer Gráfico


Entendamos o Design Gráfico como uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma idéia, através de técnicas formais, intrinsecamente ligadas a referências básicas da Psicologia e Percepção visual. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa[1], em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto.
Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo Designer Visual especializado em design gráfico, que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:
- Identidade corporativa (Branding);- Design de embalagem (ou Packaging Design);- Design editorial;- Sinalética (ou Sinalização);- Tipografia.

Dizer que a cada dia pode ser um desafio, seria na verdade a definição correta para essa profissão, desafios em forma de aprendizado e muita criatividade, digo isto pelo carinho que tenho por essa área, vivemos intensamente ligados as diversificadas formas de impressos, pré impressão até o processo final, ficar atento as formas que ligamos as cores dando equilibrio ao tipo de arte sem dizer a atenção com problemas como fontes, sombras até mesmo imagens em RGB onde muitos designers esquecem desse detalhe, na verdade somos um contafil pegamos tudo pelos detalhes onde é indispensavel a atenção e a profissionalidade de cada um.

Agradeço e que nunca deixemos de criar e imaginar pois isso é uma das principais caracteristicas de um designer gráfico.

Regra de Vitrúvio


Creio que conheçam a chamada Regra de Vitrúvio, ou Regra dos Terços, básica para quem estuda fotografia e aplicada em quase todos os visores das câmeras fotográficas.
A aplicação desta regra faz com que q imagem tenha dinâmica, personalidade, profundidade e movimento, eliminando aquele efeito "fotografia de carteira de identidade". Essa regra explicando de forma mais simplificada, consiste em dividir-se o espaço do trabalho em três partes horizontais e verticais criando um diagrama de nove campos, onde tem por finalidade dar uma visão mais organizada de todo tipo de publicação, inclusive o mais interessante exemplo de aplicação desta regra na diagramação é justamente a do primeiro livro impresso pelo ser humano, a famosa Bíblia de Gutenberg, também conhecida por Bíblia de 42 linhas (por coluna, é evidente).
Podemos perceber que muitos diagramadores agradecem por essa descoberta, até mesmo nós leitores agradecemos, pois nada que um livro uma revista bem diagramada facilita nosso intendimento e nos causa uma impressão mais leve das informações.

domingo, 25 de outubro de 2009

front light




Os "Front Light" paineis de dupla face, recebem iluminação pela parte externa que são propagandas em base de outdoor e da propaganda ao ar livre, mais com leis sobre poluição visual, esse metodo ja não está sendo muito usado, mais mesmo assim deixou durante seu tempo uma forma diferenciada de mostrar a criatividade e beleza que eles dispertam o cliente final, uma pena para muitos publicitários ou gráficas de comunicação visual, agora tem que se contentar com impressos ou até mesmo a divulgação pela internet.

back light

Bom pessoas vai um pouco mais de informação, para que possamos nos atualizar nesse mundo onde a cada dia nos supera com suas descobertas cabulosas.
"back light" recebem a iluminação que vem de luzes instaladas em seu interior. São geralmente confeccionados em vinil/ Polietileno e San Lux, e de grande durabilidade, ou seja é a forma de iluminação usada num monitor LCD. Backlights diferenciam-se de frontlights porque iluminam o LCD por trás ou pelo lado, enquanto os frontlights ficam na parte frontal do LCD. São usados em telas pequenas para melhorar a legibilidade em más condições de luz e em telas de computadores e televisores LCD para produzir luz de maneira análoga a um monitor CRT.
Obs: " A cada dia aprendemos algo novo, isso nos leva a uma forma mais completa de intender o porque das coisas, e como elas nos ajudam quaisquer que seja o tipo de aprendizado."

Ideologias religiosas e a expressão da Comunicação

Hoje em dia a Igreja ja não faz tanto peso como antigamente, o papel dela sim tem um importânica muito grande em relação ao mundo e as leis que os mesmo criam, mais a livre forma de expressão é um direito de todos, muitas vezes expor algo que você sente ou em forma de melhoria é muitas vezes sensurado por certas autoridades, As religiões, de maneira geral, mantêm uma presença importante nas diferentes culturas, disputando com outras ideologias a aceitação da população. A preocupação em articular uma ética global que envolva o cerne da mensagem religiosa de diferentes tradições marcaria a relevância de tais movimentos. Trariam, assim, uma contribuição permanente para o surgimento de uma nova sociedade, em que os ideais de solidariedade e justiça, tão caros a essas tradições, poderiam, de fato, existir.

O Estado serve o povo ou o povo serve o estado?

O Estado usa a máquina repressora contra o proletariado e defende a classe burguesa, pois é nessa esfera que os políticos buscam se manter no poder, sempre de braços dados com as oligarquias, promovendo a desigualdade social e a violência contra o povo que luta por dias melhores. A classe operária vem sofrendo com o descaso das instituições públicas, que têm deixado de cumprir com seus deveres, garantindo condições mínimas de vida ao cidadão proletariado.
Posso dizer que nas condições vistas pela sociedade em relação ao estado, o povo é quem o serve onde sofre com desigualdades em busca de um estado melhor, mais na realidade o poder que o governo coloca ao estado faz com que regras e obstaculos interfiram quaisquer direito sujerido pelo povo contra o estado.
Concluindo está na hora do povo brasileiro acordar e lutar pela verdade, pela justiça, por uma melhor educação, por uma saúde pública de qualidade, por uma moradia digna e por uma segurança justa, que atenda a todo povo brasileiro, e não apenas à classe burguesa.